No dia 31 de Maio de 2021, realizou-se a 3ª Reunião de Comissão de Gestão do Projeto Mobilizador City Catalyst, com o objetivo de apresentar os principais trabalhos realizados e os resultados alcançados desde o início do projeto. Dada a impossibilidade de realizar esta reunião de forma presencial, o evento foi realizado online, através da plataforma Microsoft Teams.

Ao longo da sessão, os líderes empresariais e científicos de cada um dos 6 PPS apresentaram os desenvolvimentos e os resultados alcançados relembrando quais devem ser os principais outputs no final dos 36 meses de projeto.

No âmbito do PPS 1 – “Infraestrutura de Sensorização, Comunicação e Computação” os principais desenvolvimentos dizem respeito às atualizações e desenvolvimentos obtidos a partir de estudos sobre infraestruturas de comunicação, sensorização e computação, assim como a definição de especificações técnicas para os módulos de suportes para as infraestruturas.

No caso do PPS 2 – “Segurança e privacidade”, não foi possível ter a representação dos copromotores líderes do PPS 2 – “Segurança e privacidade”.

No que diz respeito ao PPS 3 – “Normalized City Analytics”, foram alvo de discussão, os avanços nas atividades, tendo já avançado no âmbito das tarefas T4.1, T4.2 e T4.3. Relativamente à análise de riscos, o acesso para o Data Lake está dificultado com possíveis problemas legais relacionados com o acesso a dados e a demora na comunicação com os municípios. No que diz respeito à plataforma, sabe-se que servirá de base para a implementação dos demonstradores nas diferentes cidades para os restantes PPS.

No âmbito do PPS 4 – “Inovação aberta e co-criação nas Cidades Inteligentes e Sustentáveis”, foi alvo de discussão o levantamento de iniciativas e mapeamento de stakeholders bem como as principais metodologias e ferramentas associadas à temática da inovação, que servirão de suporte para os trabalhos a desenvolver no PPS 4. Foi ainda apresentada uma versão dos principais módulos a introduzir na plataforma de inovação a desenvolver.

No PPS 5 – “Serviços para a sustentabilidade das cidades”, foram apresentados os mais recentes avanços nas atividades sendo de destacar os principais “Action items”: Obter um ponto de situação dos demonstradores pelos responsáveis de cada um, de modo a agendar uma reunião entre junho e julho, Realizar durante o mês de junho, a reunião de kick-off para a análise da matriz energética fundamental para a elaboração do entregável D1.2 e ainda definir com maior rigor o demonstrador do Porto, com base na primeira versão proposta pela APD.

Por último, no âmbito do PPS 6 – “Gestão do projeto, disseminação e valorização dos resultados” foi apresentada uma versão preliminar do website, de modo a recolher sugestões dos restantes copromotores. Foram identificados os mais recentes desenvolvimentos na criação da identidade visual e gráfica do projeto bem como no estabelecimento de procedimentos internos ao consórcio. Esta reunião foi assim fundamental para que todos os copromotores conhecessem os desenvolvimentos ao corrente, a calendarização dos próximos passos e que estabelecessem sinergias entre PPS, algo que será importante para a concretização dos objetivos do projeto.

Similar Posts