No dia 12 de Novembro de 2020, realizou-se a 1ª Reunião de Comissão de Gestão do Projeto Mobilizador City Catalyst, no sentido de discutir os assuntos apresentados na agenda da reunião. Dada a impossibilidade de realizar esta reunião de forma presencial, o evento foi realizado online, através da plataforma Microsoft Teams.
Ao longo da sessão, os líderes empresariais e científicos definiram a estratégia do projeto que deve estar alinhada com as estratégias e orientações de cada um dos 6 PPS.
No âmbito do PPS 1 – “Infraestrutura de Sensorização, Comunicação e Computação” foram identificadas as atividades do PPS 1 e esclarecidas as responsabilidades dos copromotores estando já bem definidas, tendo sido alvo de análise na 1ª Reunião de trabalho do PPS. Foi referido que já foram realizados contactos, no sentido de estabelecer uma cooperação para testar a plataforma a desenvolver.
Não foi possível ter a representação dos copromotores líderes do PPS 2 – “Segurança e privacidade”.
No que diz respeito ao PPS 3 – “Normalized City Analytics”, foram apresentadas as atividades que compõem o PPS3 alvo de discussão e identificados os copromotores responsáveis por cada tarefa.
No âmbito do PPS 4 – “Inovação aberta e co-criação nas Cidades Inteligentes e Sustentáveis”, foi apresentado um ponto de situação relativamente ao desenvolvimento do trabalho deste PPS, nomeadamente, a estrutura preliminar da plataforma de inovação aberta que se pretende desenvolver, na qual será possível identificar desafios urbanos e apresentar soluções aos desafios através do envolvimento de Empresas, Universidades, Agentes Governamentais e Cidadãos.
No PPS 5 – “Serviços para a sustentabilidade das cidades”, foi identificado o objetivo principal do PPS 5 – desenvolvimento de soluções tecnológicas avançadas e serviços inovadores nas áreas das smart grid urbanas, dos serviços de mobilidade intermodal, da gestão otimizada da mobilidade elétrica e da governação baseada em dados. Foram conhecidas de igual forma, as responsabilidades dos copromotores nas várias tarefas que compõem as atividades do PPS 5.
Por último, no âmbito do PPS 6 – “Gestão do projeto, disseminação e valorização dos resultados” foram referidos os principais objetivos do PPS 6 que, tratando-se de um PPS transversal, permitirá a articulação e coordenação entre os diferentes PPSs e englobará atividades de gestão técnico-científica do projeto e de promoção dos resultados. De seguida, foram apresentadas as atividades que compõem este PPS, assim como as entidades envolvidas na sua execução, identificando as principais responsabilidades de cada copromotor nas tarefas que compõem as atividades do PPS 6. Esta reunião foi assim fundamental para que todos os copromotores conhecessem os objetivos propostos, a calendarização dos próximos passos e que estabelecessem sinergias entre PPS, algo que será importante para a concretização dos objetivos do projeto.